sábado, 24 de agosto de 2013

Avaliação de Bioimpedância

Buenas people!

Como estamos, ehnnn?! Estamos bem! Amém!?
Pois é, essa semana eu senti na pele o que é a tal da bioimpedância.
Um exame rápido, feito em clínica especializada e que mostra ao Fulano de Tal  que se propõe a fazê-lo algumas informações bastante precisas e interessantes sobre a condição física no momento, como quantidade de água, gordura e massa magra.
Eu nunca havia feito a bioimpedância e descobri que é uma ferramenta muito útil, principalmente quando vamos começar um tratamento, deste modo é possível monitorar com mais clareza os resultados obtidos durante a grande jornada.
Fiquei feliz, descobri que atualmente, com a tomadinha da vida em ON e com máquina funcionando em repouso meu consumo calórico diário é de 1938 kcal, isto significa que se o 'Belezão' aqui não fizer nada [nada, nada, nada... naaaada. Eu não estou fazendo nadaaaaa... Lembrei da Verônica e seu hit de sucesso: Nada!], ficar sentado tomando tererê, olhando o vento ou então pensando na morte da bezerra estará consumindo quase 2000 kcal. Porém este número pode aumentar, já que o referido 'Belezão' tem uma vida um pouco mais agitada que o hit da Verônica, afinal, eu vou para o trabalho, ando pra lá e pra cá, subo e desço escadas, tenho pedalado com uma frequência considerável... Se meu corpo queima 2500 kcal em um dia normal, com direito a pedalada e minha dieta for  respeitada [aproximadamente 1500 kcal], estarei queimando 1000 kcal todos os dias e se não 'marcar toca' no sábado e domingo serão 7000 kcal ou aproximadamente 1kg que deixou de inflar meus pneus remanescentes em uma semana.
Preparação que deve ser feita antes do exame!
Além do consumo calórico diário, constatei que a quantidade de massa magra que compõe este ser que vos escreve é de 72,7% contra [tãhn..., tãhn, tãhnnn, tãhn,..... tãhn, tãhnnn, tãhn,   tãhn, tãhnnn, tãhnnnnn... trilha sonora do filme Rock III de 1982] 27,3% de gordura, número que ainda me mantem dentro do perfil de obesidade*. Quanto a água o resultado foi 51,3%, pouco mais de seis pontos percentuais abaixo do ideal para meu perfil.
Vale a pena fazer  o exame. Se você quer conhecer melhor sobre seu próprio organismo tire um tempinho e procure orientação profissional para saber a 'quantas anda' seu metabolismo! Converse com seu endocrinologista, nutricionista ou educador físico para saber como e onde fazer sua Bio! É isso aí... God Bless my friends...



*[segundo a tabela desenvolvida pelo Healthy percentage body fat ranges: an approach for developing guidelines based on body mass index – D.  Gallagher, S B Heymsfield, M Heo, S A Jebb, P R Murgatroyd, and Y Sakamoto – Am J Clin Nutr 2000;72:694–701]



Nenhum comentário:

Postar um comentário