quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Pense Magro

Olá pessoas. Olha eu por aqui novamente.
Estou lendo um livro bem legal, acho que até já falei dele por aqui, chama-se Pense Magro - Pense Magro - A Dieta Definitiva de Beck, da autora Judith Beck. 
O livrinho parece uma caixinha mágica, não que seja milagroso, porém, é poderoso em seus conceitos e conselhos. Mas sabemos que quando se trata de esmagrecê não existem milagres nem fórmulas mágicas. A proposta da autora é diferente de muitas coisas que já li e vi. Imagine a forma como você pensa em comida,...........pensou? Então... essa relação psicológica que temos com o alimento pode ser a causa da grande dificuldade de perder peso, o que fica ainda mais grave quando perdemos peso e engordamos novamente (tipo eu).
Na obra, a psicóloga Beck apresenta uma série de ferramentas com base na terapia cognitiva, o livro trás uma série de exercícios diários que ajudam a pensarmos diferente no cotidiano, dando vazão aos pensamentos sabotadores ao substituí-los por pensamentos funcionais, quer ver um exemplo? Veja: fazendo menção a um de seus pacientes, a autora trás o seguinte exemplo:
Imagem relacionada Jim adorava pães de um determinado lugar, e toda vez que passava por lá não conseguia escapar da tentação de comer um pãozinho, o pensamento sabotador era “Esse pão tem um cheiro tão gostoso. Sei que não deveria comê-lo, mas não consigo resistir". Com este pensamento ele acabava comendo o pãozinho e o outro pensamento o aborrecia: “Estraguei tudo, mas não faz mal, recomeçarei a dieta amanhã”. Continuava então a comer exageradamente até o final da refeição. Exemplos de pensamentos funcionais são: “O pão estará tentador, mas posso resistir.
Para mim é mais importante emagrecer. Se eu comer o pão terei um prazer momentâneo, mas depois me sentirei pior”.
Quando o rapaz aplicou este segundo modo de pensar em sua vida (ele tinha cartões com esses pensamentos escritos guardados na carteira), resistiu ao pãozinho e se sentiu muito melhor com esta conquista. Os minutos de prazer com a comida deram lugar há uma sensação de vitória imensuravelmente melhor.
Comecei meu primeiro dia de exercício, Dia 1, nele tenho que definir e escrever quais são os benefícios de emagrecer, na listinha tem coisas como:
1 - Melhorar minha saúde
2 - Ter mais qualidade de vida
3 - Voltar a voar
4 - Ser mais alto confiante (entre outros)...


De modo geral e bem resumido, o livro nos ajuda a pensar, mas a pensar mesmooooo, nos benefícios de emagrecer, nas vantagens de estar magro e em como escapar de pensamentos que nos fazem escorregar e entrar em um ciclo vicioso de obesidade.

Eu aconselho que você a ler este livro também. Tenho certeza que te ajudará a enxergar coisas óbvias que pareciam nem existir.



Comente e compartilhe, vamos ajudar mais pessoas a terem notícias boas como a da existência deste livro fantástico.


Ah, antes de sair, dá um 'bizu' nas minhas redes socias:
Insta: instagram.com/tambemposso/
Fanpage: facebook.com/tambemposso/
Youtube: Rafa Clarindo #EUTBPOSSO




Nenhum comentário:

Postar um comentário