quinta-feira, 14 de março de 2013

Dedinho de Prosa...

Pois bem, chegou a quinta-feira. Hoje é dia de visitar a nutricionista, bater aquele papo e colocar o a relação com a balança em dia. Por falar em papo, quantas vezes você já dialogou com alguém sobre obesidade, emagrecimento ou qualquer tema que seja derivado dessas duas palavras? Pergunto ainda, quantas vezes o tom da conversa foi sob a luz da crítica e do julgamento? Bater um papo sobre o tema central deste blog é algo extremamente necessário, seja você o gordinho que quer emagrecer ou o magrinho que tem algum gordinho para ajudar. A conversa franca, aberta e amistosa trás a tona uma realidade que muitas vezes varremos para baixo do tapete adiposo da obesidade.
Tem pessoas que só de sentir o cheiro da conversa pendendo para sua mazela [ou cria de estimação - vou falar sobre isso em um próximo post] dão um jeitinho de cruzar os talheres e sair da mesa [geralmente é nela que estes assuntos assombram tanto]. Eu entendo a situação delas. Se temos um problema para o qual não vemos solução mas que nele vivemos uma situação de conforto [mórbido, mas não deixa de ser um conforto ou comodismo] fica extremamente difícil sair dele. Um exemplo? Ah. Chegue ao fumante e diga: "Você vai morrer por causa do cigarro. Já notou quantas pessoas sofrem de câncer por causa do fumo?" - Pode não parecer, mas não tem ninguém mais consciente disso que o fumante. Ele sabe que faz mal, que é venenoso, que causa câncer e tantas outras complicações. Porém a consequência disso tudo é sentida a longo prazo, ele não vai contrair uma doença com um, dois ou três anos fumando, talvez seja este o maior combustível para que o fumante recue na tentativa de deixar o tabaco de lado e enfrentar a abstinência de nicotina com veemência. A carapuça aqui serve para gordinhos também. Sabemos que nossos joelhos vão doer um dia, mas por enquanto não estão doendo, sabemos também que qualquer hora dessas nosso coração pode não ter mais forças para levar o sangue a pontos tão distantes desse corpitcho elíptico. Tudo isso causa um sofrimento vagaroso, é a tortura psicológica temperada com muita culpa. Ficamos bravos quando alguém fala que vamos morrer por estarmos gordos não por que a pessoa é chata, ruim ou maldosa [aliás, quem avisa amigo é, e graças a Deus por tantos amigos, parentes e pessoas próximas que de forma ou outra tentam ajudar, cada uma a seu modo, mas a motivação é a mesma: preservar a qualidade de vida e saúde de quem se ama], mas sim por saber disso tudo e não conseguir fazer nada para mudar, aqui a coisa fica russa de verdade.
O sucesso do diálogo não está em mostrar as consequências do excesso de peso, mas sim que combatê-lo não é um bicho de sete cabeças. Deve mostrar, por exemplo, que uma caminhadinha, por leve que seja, já é uma manifestação de mudança e isso eleva muito a autoestima, motivando o indivíduo, o fazendo pensar que está de pé, vivo e batalhando. O bom diálogo não tem aroma de rispidez, mas exala o perfume agradável do amor, carinho e confiança. O bom diálogo não revela culpados, mas apresenta mãos estendidas.  O bom diálogo desmistifica qualquer 'pano preto' mentiroso que faça o 'Fofs' acreditar que não é capaz de mudar. O bom diálogo só quer o bem, por isso gordinhos e gordinhas desse mundão de Deus, não tapem os ouvidos nem fiquem magoados quando alguém disser que estamos precisando nos cuidar. Por mais que isso se manifeste como 'pegação de pé' nada mais é do que o desejo real de que fiquemos bem, felizes e saudáveis. É isso aí!

A propósito, choveu e não fui na nutricionista hoje!

3 comentários:

  1. Poxa Rafa, muito bacana mesmo!
    Sei como pesa qualquer batalha que envolva disciplina. Larguei o cigarro há 5 anos, depois de desenvolvi uma compulsão alimentar devido a ansiedade da abstinência e daí veio a batalha contra a balança. Nunca fui gordona, mas oscilava 7 kilos para mais e para menos dentro de 12 meses todos os anos... Venci esta batalha também, mas todo dia é dia de cuidar para os fantasmas não voltarem.
    A bola da vez é a disciplina para estudar para meu maior sonho: um bom concurso público! Novos desafios, novas inseguranças, novos monstros... mas o segredo está nesse bom humor que você expira através de seus textos descontraídos e o principal: o amor pela vida! Grande abraço e força nesta batalha e em muitas outras que virão... o divertido de viver é superar!
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carolina. Não é fácil, mas não é impossível! ;)
      Vamos a luta, sempre!

      Excluir
  2. "O bom diálogo não tem aroma de rispidez, mas exala o perfume agradável do amor, carinho e confiança. O bom diálogo não revela culpados, mas apresenta mãos estendidas".ADOREI Rafael. Parabéns pela reflexão tão sensível. Refleti junto. Um abraço.

    ResponderExcluir